CLASS ACTS: MAGO – PODERES DE ILUSÃO

Uma das coisas que que muitos jogadores e mestres estavam reclamando é da falta de versatilidade do Mago, uma vêz que todos os seus poderes são voltados para causar dano. Então surge o Ilusionista, uma estrutura bem montada para magos no Patamar Heróico.

CLASS ACTS: MAGO
Tradução: Adriano Fioda

Fraudes e trapaças em abundância com os novos poderes de ilusão!

Poucos arquétipos de mago são mais fáceis de se identificar que o ilusionista, um usuário de magia que convoca imagens e sons falsos usando poder arcano para enganar, confundir e ludibriar de outras formas seus inimigos. Um ilusionista usa magias para brincar com as mentes de seus inimigos, convencendo-os a ver e ouvir coisas onde não há nada – e ignorar coisas que estão na cara deles. Magias de ilusão voltam os sentidos dos inimigos contra eles, fazendo seus olhos e ouvidos enganá-los e induzilos a fazer ações que normalmente não fariam. Algumas ilusões são tão realistas que podem convencer a mente de um inimigo a torná-las reais, causando traumas e até morte. Membros da classe mago que desejam se especializar em magias de ilusão podem usar as seguintes magias no patamar heróico.

class-acts-mago-ilusionista

MAGIAS À VONTADE DE 1º NÍVEL

EMBOSCADA ILUSÓRIA Ataque de Mago 1
Você cria uma ilusão de assaltantes espectrais em forma de redemoinho que saltam sobre seu inimigo.

À vontade
Arcano, Ilusão, Implemento, Psíquico
Ação Padrão           À Distância
10
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
1d6 + modificador de Inteligência de dano psíquico, e o alvo recebe -2 de penalidade nas jogadas de ataque até o fim do seu próximo turno. Aumente o dano para 2d6 + modificador de Inteligência no 21º nível.

MAGIAS DE ENCONTRO DE 1º NÍVEL

SOMBRAS ESTRANGULADORAS Ataque de Mago 1
A seu comando, as sombras estendem-se, agarram seus inimigos e cobrem a área com escuridão.

Encontro
Arcano, Ilusão, Implemento, Psíquico
Ação Padrão          Área
explosão 1 até 10 quadrados
Alvo:
Cada criatura na explosão
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
1d8 + modificador de Inteligência de dando psíquico, e o alvo é retardado (slowed) até o fim do seu próximo turno.
Efeito:
Sombras se contorcem na área designada e continuam até o fim do seu próximo turno. Qualquer criatura que entra na área das sombras estranguladoras leva dano psíquico igual ao seu modificador de Inteligência e é retardado (slowed) até o fim do seu próximo turno.

MAGIAS DIÁRIAS DE 1º NÍVEL

ABISMO FANTASMA Ataque de Mago 1
Você cria a imagem de um abismo sem fundo que se abre debaixo de seus inimigos, convencendo-os que estão caindo para a morte.

Diário
Arcano, Ilusão, Implemento, Psíquico
Ação Padrão         Área
explosão 1 até 20 quadrados
Alvo:
Cada criatura na explosão
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
2d6 + modificador de Inteligência de dano psíquico e o alvo é derrubado no chão (prone) e imobilizado até o fim do seu próximo turno.
Erro:
O alvo é imobilizado até o fim do seu próximo turno.

MAGIAS DE UTILIDADE DE 2º NÍVEL

Terreno Fantasmagórico Utilidade de Mago 2
Você torna um terreno já traiçoeiro ainda mais difícil para seus inimigos atravessarem.

Diário
Arcano, Ilusão, Implemento, Zona
Ação Padrão       Área
explosão 2 até 10 quadrados
Efeito:
Até o fim do encontro o terreno acidentado (difficult terrain) na área designada custa 2 quadrados adicionais de movimento, ao invés do 1 quadrado adicional normal, para seus inimigos. Além disso, perigos e armadilhas dentro da área ganham um bônus nas jogadas de ataque igual ao seu modificador de inteligência contra seus inimigos.

MAGIAS DE ENCONTRO DE 3º NÍVEL

Labirinto de Espelhos Ataque de Mago 3
Você envolve seus inimigos em um labirinto ilusório feito de espelhos, que oculta o mundo ao redor deles.

Encontro
Arcano, Ilusão, Implemento
Ação Padrão       Área
explosão 1 até 10 quadrados
Alvo:
Cada criatura na explosão
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
o alvo é imobilizado e recebe uma penalidade nas jogadas de ataque igual ao seu modificador de inteligência até o fim do seu próximo turno.

MAGIAS DIÁRIAS DE 5º NÍVEL

Assaltante Fantasmagórico Ataque de Mago 5
Você cria uma elaborada imagem de um assassino mortífero, cujas lâminas cortam profundamente seus inimigos.

Diário
Arcano, Ilusão, Implemento, Psíquico
Ação Padrão         À Distância
20
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
2d10 + modificador de Inteligência de dano psíquico.
Efeito:
O alvo recebe 5 de dano psíquico e garante vantagem em combate para todos os seus aliados (teste encerra ambos).

MAGIAS DE UTILIDADE DE 6º NÍVEL

Cão de Guarda Espectral Utilidade de Mago 6
Você conjura a imagem fantasmagórica de um poderoso cão de guarda que lhe segue de forma protetora.

Diário
Arcano, Ilusão, Implemento
Ação Padrão           À Distância
10
Efeito:
Você cria a ilusão de um cão de guarda espectral, que aparece em um quadrado dentro de alcance que você designou. O cão de guarda espectral não ocupa aquele quadrado, mas conta como um aliado para o objetivo de flanquear. Adicionalmente, enquanto o cão de guarda permanecer até 10 quadrados de você, você ganha +1 de bônus de poder na CA e em todas as defesas, junto com +5 de bônus de poder em testes de Percepção, visto que o cão de guarda lhe avisa sobre perigos se aproximando.
Manter Menor:
Você pode manter este poder até o fim do encontro. Cada rodada você pode mover o cão de guarda até 5 quadrados como uma ação livre; o cão de guarda espectral ignora terreno acidentado (difficult terrain), mas o efeito termina se o cão de guarda sair da sua linha de visão.

MAGIAS DE ENCONTRO DE 7º NÍVEL

Abundância de Inimigos Ataque de Mago 7
Você tece um véu de ilusão sobre os olhos dos seus inimigos, fazendo-os ver seus aliados como ameaças.

Encontro
Arcano, Ilusão, Implemento, Psíquico
Ação Padrão              Área
explosão 1 até 20 quadrados
Alvo:
Cada inimigo na explosão
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
2d8 + modificador de Inteligência de dano psíquico e você e seus aliados podem tratar o alvo como um aliado para o propósito de flanquear até o fim do seu próximo turno.

MAGIAS DE UTILIDADE DE 10º NÍVEL

Muro Ilusório Utilidade de Mago 10
Um muro aparentemente sólido se materializa diante dos seus inimigos, dividindo o campo de batalha com sua convincente ilusão.

Diário
Arcano, Ilusão, Implemento
Ação Padrão                Área
muro 8 até 20 quadrados
Efeito:
Você cria a ilusão de um muro contínuo de material sólido (pedra ou metal, por exemplo). O muro pode ter até 8 quadrados de comprimento e 4 quadrados de altura. O muro bloqueia a linha de visão de todos os inimigos (mas não dos seus aliados). Quando qualquer inimigo se move para um quadrado adjacente ao muro ou começa seu turno em um, como uma ação livre você pode fazer um ataque (Inteligência vs. Força) contra o alvo; se for bem sucedido, o alvo trata o muro como terreno bloqueado (blocking terrain) (teste encerra). Se falhar, o muro não bloqueará mais a linha de visão ou movimento daquela criatura pelo resto do encontro.
Manter Menor:
Você pode manter este poder até o fim do encontro.

Sobre o Autor
Rodney Thompson é um desenvolvedor de jogos na Wizards, Inc. Seus trabalhos anteriores incluem Star Wars Roleplaying Game Saga Edition, o suplemento Starships of the Galaxy, e o suplemento Knights of the Old Republic Campaign Guide.

Anúncios
    • Mestre Emilson
    • 14 de dezembro de 2008

    Muito legal, pena que não entendo muito do sistema de regras, pois não falo inglês e só vou conseguir aprender as regras da quarta edição quando ela for traduzida.

    Meu atual personagem é um mago ilusionista que começou no quinto nivel e agora está no sétimo, depois de apenas duas sessões.

    De longe percebo que meu personagem não consegue fazer nem a metade das coisas que tu colocou nesse artigo. Seria possível tu me dizer em que nível é possivel fazer as coisas aqui citadas e o que meu personagem conseguiria fazer se eu o convertesse para a quarta edição (se não for possivel o que um personagem consegue fazer no setimo nivel).

    Agradeço desde já pela atenção.

    blog rpgsemcompromisso..

    • Mestre Emilson
    • 14 de dezembro de 2008

    Esqueci de dizer que o meu mago ilusionista é da edição 3.5 de D&D.

    As aparencias da quarta edição é que você pode fazer coisas grandiosas em nivei menos elevados. Isso procede?

    Valeu de novo!

    • leygun
    • 14 de dezembro de 2008

    Fala aew,

    “Seria possível tu me dizer em que nível é possivel fazer as coisas aqui citadas e o que meu personagem conseguiria fazer se eu o convertesse para a quarta edição (se não for possivel o que um personagem consegue fazer no setimo nivel)”

    Nessa nova edição eles simplificaram algumas coisas, no D&D 3x quando você via “Magia para mago 5º nível” significa que você só teria acesso a ela no 9º nível da classe mago. No D&D4 é diferente: se você é um Mago de 7º nível você tem acesso as magias de 7º nível! Simples.

    No AD&D e no D&D3x as magias iam até o 9º círculo/nível (com excessão de AD&D nos suplementos “Player’s Options: Skills & Powers e Cia…” que apresentavam magias de 10º círculo!!!! – Joguei uma campanha usando essas regras alternativas em Ravenloft… já imagina o que aconteceu…)

    No D&D4 as magias/poderes vão acompanhando o seu nível de personagem, então não se espante ao ver magias de 20º nível.

    “As aparencias da quarta edição é que você pode fazer coisas grandiosas em nivei menos elevados. Isso procede?”

    Sim e não. Os poderes “At Will” te dão um gostinho todo especial, tem muito mago de AD&D se revirando em suas tumbas pelo fato de Misseis mágicos ser um At Will. Os rituais são outro ponto forte dessa edição se comparada a anterior. Mas por outro lado nas edições anteriores você tinha muito mais liberdade para “bombar” seu personagem do que você tem agora. A principal mudança nesse sentido é o conceito multi-classe que ficou irreconhecível pra quem vem das edições anteriores.

    Em resumo, se você curte um ilusionista e não tinha planos em torna-lo multi-classe, migrando-o para a quarta edição, apesar dos pesares, você terá uma bela surpresa, e no seu caso, sim! Seu ilusionista fará coisas mais grandiosas em níveis mais baixos.

    Vlw
    (X.x)o–(‘_’Q)

  1. Valeu… Entendido, na medida do possível.

    Pena que as última noticias indicam que não teremos a tradução de D&D 4.0 nem tã cedo.

    Abraços e até o próximo comentário!

  2. Experts say sperm count is increased throughout the earlier part with the day.

    Parents have so much to concern yourself with when it comes
    on their baby’s safety and throughout a kid’s life it is a miracle they could cope.

    • Douglas
    • 6 de novembro de 2013

    e de q livro essas magias de mago ilusionista?

  3. @Douglas
    Da Dragon Magazine

  1. 15 de janeiro de 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: