CAMINHOS PRIMORDIAIS

miniatura-caminhos-primordiaisMais traduções de D&D4E pintando aki no blog do LeyGun. Dessa vez temos poderes elementais para a classe Swordmage (Forgontten Realms). Agradecimento super especial ao pessoal da comunidade no Orkut: D&D 4th – D&D 4ª edição, pela excelente tradução.

Nome Original: Primordial Paths
Fonte: Dragon Magazine #367
Tradução: Jordan
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CAMINHOS PRIMORDIAIS

Um Swordmage carrega um arsenal de ataques elementais. Brandindo uma espada infundida com energia arcana, o Swordmage é uma força a ser reconhecida. Um personagem pode descarregar um inferno sobre os inimigos e depois lançar um ataque congelante na próxima rodada. E alem do que essa gama de poderes podem ser um estrondo quando enfrentadas por inimigos com resistência a um elemento em particular. Ele também pode se especializar em um elemento em particular. Por exemplo, um jogador que queira um Swordmage descolado e que seja um Conjurador de fogo ele ou ela não terá muitas opções ate no 3 Nv, 5 Nv, ou 9 Nv. Esse artigo prove poderes elementais baseados na passagem heróica. Para preencher essas lacunas e oferecer mais talentos e ataques para maximizar o potencial de um elemento. A sessão abaixo também prove poderes de utilidade adicionais para dar suporte ao elemento escolhido. Cada um desses caminhos primordiais, é baseado em um talento do Livro do Jogador. Entretanto os poderes descritos aqui provem do Guia do Jogador de Forgotten Realms.

TEMPESTADE FURIOSA

Nível 1
Isca Relâmpago (Sem Limite)
Lâmina Estrondo (Sem Limite)
Golpe Relâmpago (Encontro)
Trovão Dimensional (Diário, veja abaixo)
Talento: Tempestade Furiosa

Nível 3
Golpe Explosivo pelas Costas (Encontro)

Nível 5
Relâmpago (Diário)

Nível 7
Chicote Elétrico (Encontro)

Nível 9
Relâmpago Retalhador (Diário, veja abaixo)

NEVASCA DEVASTADORA

Nível 1
Lâmina Frígida (Sem Limite, veja abaixo)
Explosão da Espada (Sem Limite)
Explosão Congelante (Encontro)
Corte Congelante (Diário)
Talento: Nevasca Destruidora

Nível 3
Golpe Retardador (Encontro)

Nível 5
Frio Profundo (Diário)

Nível 7
Ataque de Granizo (Encontro, veja abaixo)

Nível 9
Varredura Gélida (Diário, veja abaixo)

FOGO ASTRAL

Nível 1
Lâmina de Chama Verde (Sem Limite)
Explosão da Espada (Sem Limite)
Ciclone Flamejante (Encontro)
Lâmina Ardente (Diário, veja abaixo)
Talento: Fogo Astral

Nível 3
Espada Incendiária (Encontro, veja abaixo)

Nível 5
Fogo Defensivo (Diário, veja abaixo)

Nível 7
Golpe da Parede Flamejante (Encontro)

Nível 9
Chamas Dançantes (Diário, veja abaixo)

PODERES

LÂMINA FRÍGIDA Ataque de Swordmage 1
Sua arma deixa um rastro congelante enquanto ela corta através do ar e atinge com um golpe que desfere a fúria do inverno.

Sem Limite # Arcano, Frio, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. CA
Acerto:
1[A] + mod. de Inteligência de dano congelante. Se o alvo começar o próximo turno adjacente a você, ele toma uma penalidade na velocidade igual ao seu modificador de constituição até o fim de seu próximo turno.

TROVÃO DIMENSIONAL Ataque de SwordMage 1
Enquanto você passa sem ser visto pelo espaço dimensional, você deixa em seus passos um berro trovejante que bombardeia seus inimigos após sua chegada.

Diário # Arcano, Teleportação, Trovão, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. Fortitude
Efeito:
Teleporte-se um número de quadrados igual ao seu modificador de constituição
Acerto:
2[A] + mod. de Inteligência de dano trovejante.
Efeito:
Cada inimigo adjacente a você recebe um dano contínuo de 5 de trovão

ÉGIDE ELEMENTAL Utilitário de SwordMage 2
Você ergue seu égide em defesa de um de seus aliados, embuindo a defesa com energia elemental para ajudar na defesa de certos ataques.

Diário # Arcano
Interrupção Imediata Explosão Restrita 10
Gatilho:
Um inimigo que você tenha marcado ataque um de seus aliados.
Alvo:
Um aliado na explosão
Efeito:
Escolha um tipo de dano: ácido, frio, fogo, relâmpago ou trovão. Seu aliado ganha resistência àquele tipo de dano igual a 5 + seu mod. de Constituição até o fim do seu próximo turno.

ESPADA INCENDIÁRIA Ataque de SwordMage 3
Sua arma entra em ignição quando você a lança sobre seus inimigos. Após atingir o chão, ela explode e consome a área em chamas.

Por Encontro # Arcano, Fogo, Instrumento
Ação Padrão Área explosão 1 (10 de alcance)
Requisito:
Você deve lançar sua arma corporal no quadrado de origem.
Alvo:
Cada criatura na explosão
Ataque:
Inteligência vs. Vontade
Acerto:
2d6 + mod. de Inteligência de dano flamejante, e o alvo recebe 5 de dano flamejante se ele fizer um ataque que não inclua você como alvo no próximo turno.
Efeito:
A arma se recompõe na sua mão.

FOGO DEFENSIVO Ataque de SwordMage 5
Um monte de fogo emana de sua espada, envolvendo seu oponente e querendo consumi-lo em chamas mortais.

Diário # Arcano, Fogo, Instrumento
Ação Padrão Restrita explosão 10
Alvo:
Todas as criaturas na explosão
Ataque:
Inteligência vs. Fortitude
Acerto:
2d10 + mod. de Constituição de dano flamejante, e a criatura está marcada pelo seu poder de égide de SwordMage, e utilizar o seu égide de SwordMage para marcar outro inimigo não removerá está marca. Uma marca de outra criatura se acumulara com essa.
Erro:
A criatura está marcada pelo seu poder de égide de SwordMage até o final do encontro. Este poder não anula marcações já existentes pela égide de SwordMage, e utilizar o seu égide de swordMage para marcar outro inimigo não removerá está marca. Uma marca de outra criatura se acumulara com essa.
Égide defensiva:
Até o fim do encontro quando você reduzir o dano causado pelo alvo ele recebe um dano por fogo igual a quantia que sua égide defensiva reduz.

DEFESA VARIÁVEL Ulitário de SwordMage 6
Você convoca a força dos elementos para lhe proteger do dano.

Diário # Arcano
Ação Menor Pessoal
Efeito:
Escolha um tipo de dano: ácido, frio, fogo, relâmpago ou trovão. Você recebe resistência àquele tipo de dano igual a seu mod. de Constituição. Como uma ação menor você pode mudar o tipo de resistência para qualquer outra listada. Essa resistência dura até o fim do encontro.

caminhos-primordiais-2GOLPE DE GRANIZO Ataque de SwordMage 7
Sua lâmina gélida lança uma chuva de gotas congeladas sobre seu inimigo, inibindo sua habilidade de se mover sem que escorregue.

Encontro # Arcano, Frio, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. CA
Acerto:
2[A] + mod. de Inteligência de dano congelante. O alvo e cada inimigo adjacente a ele caem prostrados (prone) se usarem de ajuste até o fim do seu próximo turno.

CHAMAS DANÇANTES Ataque de Swordmage 9
Seu ataque da vida a uma chama tendenciosa que persegue e queima seus inimigos enquanto o alvo inicial tentar apagála.

Diário # Arcano, Fogo, Implemento
Ação Padrão Distância 20
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. CA
Acerto:
1d10 + mod. de Inteligência de dano flamejante, e 5 de dano contínuo (TR anula, veja abaixo)
Efeito:
Quando uma criatura passar em TR contra o dano contínuo deste poder posicione as chamas em um quadrado adjacente a criatura, quando uma criatura está no mesmo quadrado das chamas ela recebe 5 de dano contínuo flamejante (TR) e você remove a chama. Este processo continua até o fim do encontro, assim as chamas desaparecem. Uma criatura pode ser afetada pelas chamas apenas uma vez no Encontro. Se nenhuma criatura for afetada pelas chamas naquele turno você poderá movê-la 1 quadrado no inicio de seu próximo turno.
Erro:
Metade do dano e não haverá dano contínuo.

VARREDURA GÉLIDA Ataque de SwordMage 9
Enquanto sua arma passa através dos pés de seu inimigo ela cria uma passagem de gelo pelo chão que manda seu inimigo escorregando através do chão até o inimigo mais próximo.

Diário # Arcano, Frio, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Alvo:
Uma criatura
Ataque:
Inteligência vs. CA
Acerto:
2[A] + mod. de Constituição de dano congelante e você conduz o alvo a qualquer quadrado adjacente a você.
Erro:
Metade do dano e você não conduz o alvo.

RELÂMPAGO RETALHADOR Ataque de Swordmage 9
Seu corpo se transforma em um relâmpago luminosoenquanto você passa de inimigo em inimigo, lançando ataque após ataque.

Diário # Arcano, Relâmpago, Arma
Ação Padrão Arma corpo a corpo
Efeito:
Teleporte-se 4 quadrados
Alvo Primário:
Uma criatura
Ataque Primário:
Inteligência vs. CA.
Acerto:
1[A] + mod. de Força de dano por relâmpago.
Efeito:
Você pode se teleportar 3 quadrados e realizar um ataque secundário.
Alvo Secundário:
Uma criatura que não seja a primeira.
Ataque Secundário:
Inteligência vs. CA.
Acerto:
1[A] de dano por relâmpago.
Efeito:
Você pode se teleportar 2 quadrados e então realizar um terceiro ataque.
Alvo Terciário:
Uma criatura que não seja nem o primeiro nem o segundo alvo.
Ataque Terciário:
Inteligência vs. CA
Acerto:
1[A] de dano por relâmpago

Sobre o Autor
Greg Bilsland e um editor de jogos e escritor contratado da Wizards of the coasts. Seus créditos como escritor incluem o guia do jogador de forgotten realms e muitos artigo do D&D insider. Quando ele não está trabalhando ele passa seu tempo livre escrevendo ficção em alguma cafeteria de Seattle.

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